Onde estamos

Em Sines, desde 4 de Julho de 2003, ao fundo da avenida principal da cidade, onde acabam os prédios e começam as vivendas, volta à esquerda e... chegou!

Av. 25 de Abril, 8 - loja C

7520-107 SINES

T.: 269630954

F.: 269630955

adasartes@gmail.com

http://adasartes.blogspot.com

terça-feira, outubro 07, 2008

Francisco José Viegas em Sines


Liberal à moda antiga

Reúnem-se neste livro parte das crónicas escritas para a imprensa nos últimos anos. Estes textos são datados e dão conta de derrotas e de pequenos contentamentos, como é geralmente a vida de um observador. Não são textos «vitoriosos», no sentido em que, ao contrário do que se pensa bastante em Portugal, a opinião não vai a votos. E o facto de uma opinião ser amplamente minoritária não lhe retira nem legitimidade nem assinatura.

Francisco José Viegas (Vila Nova de Foz Côa, 14 de Março de 1962) é um escritor e jornalista português.
Viveu na aldeia de Pocinho, hoje a última paragem ferroviária do Douro, Vila Nova de Foz Côa, até aos oito anos, quando os pais, professores primários, se mudaram para Chaves, concluíndo aí os estudos secundários. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa e foi Professor de Linguística na Universidade de Évora, de 1983 a 1987. Homem religioso, abandonou o catolicismo da sua tradição familiar e converteu-se ao judaísmo.
Com actividade jornalística na rádio e na televisão, trabalhou em mais de dez títulos da imprensa portuguesa – Jornal de Letras, Expresso, Semanário, O Liberal, O Jornal, Se7e, Visão, Diário de Notícias, O Independente, Notícias Magazine, Record, Elle, Volta ao Mundo, Oceanos. Foi director das revistas Ler, Grande Reportagem e Gazeta dos Desportos. A partir de Janeiro de 2006 foi director da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa; em Fevereiro de 2008 regressou à direcção da revista Ler.
Na televisão, foi autor e apresentador dos programas Escrita em Dia (SIC), Falatório (RTP2), Ler Para Crer (RTP2), Prazeres (RTP1), Um Café no Majestic (RTP2), Primeira Página (RTP1) e Livro Aberto (RTP-N). Apresentou na Antena 1 Escrita em Dia. É autor do blogue Origem das Espécies. Foi ainda director da Casa Fernando Pessoa.
Publicou obras de divulgação, poesia, romances, contos, teatro e relatos de viagens. Em 2006, Longe de Manaus (romance policial) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.